sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Perseu



Um dos mais famosos heróis, após Héracles, Perseu é filho de Zeus com Dânae, uma princesa de Argos. Ela fora encarcerada em uma torre, com grades de ferro impedindo que saísse, pois certa vez a pitonisa, aquela que transmitia em Delfos as profecias de Apolo, havia dito que o rei, Acrísio, além de não ter herdeiros homens, morreria pela mão do próprio neto.

Enquanto pôde, o rei matou todo e qualquer pretendente à mão de sua filha, até que vendo o desenvolvimento de sua filha como mulher, e julgando não ser mais capaz de conter tantos pretendentes, o rei a encarcera na torre. Zeus, vendo Dânae morrer de desejo por alguém que a fecundasse, e ele mesmo sentindo desejo pela princesa, se transforma em uma chuva de ouro, fecundando-a enquanto estava a princesa estava meio dormindo meio acordada em sua cama.

Mesmo tentando esconder de seu pai tal fato, o rei acaba por descobrir e, para não sujar as mãos com o sangue da própria família, coloca a filha e o bebê já nascido em um recipiente e joga ao mar, ficando tranquilo após terrível feito.

Um pescador, ao avistar o recipiente, vai lá ver do que se trata, esperando algum tipo de riqueza, e se surpreende ao ver a mulher e o bebê em seu interior., levando-os à sua casa. Após algum tempo, após o crescimento de Perseu, o rei Polidectes vê Dânae em um campo, e a convida a morar com ele, o tipo de convite real que não se pode recusar, e é levada ao palácio, junto a Perseu, já jovem agora.

Em uma tática para se livrar do rapaz, Polidectes forja um falso casamento com outra princesa, fazendo com que Perseu, sem ter o que oferecer de presente ao casal, promete-se qualquer coisa, até a cabeça de uma Górgona, presente bem aceito pelo rei, o qual pede a cabeça de Medusa como oferenda.

Perseu, mesmo sabendo do perigo que correria, aceita o desafio do rei, e parte em busca do covil das Górgonas. Atena, que tudo via, e que odiava Medusa por ter profanado um de seus templos com Poseidon, instrui o herói para que fosse ao jardim das Hespérides para encontrar as armas necessárias para a luta, mas diz também que as únicas criaturas que possuem a localização do jardim são as Greias, três irmãs com um único olho e dente.

O herói rouba tais objetos e as obriga a dizer-lhe a localização do jardim. Assim, Perseu se dirige ao local, e as ninfas ajudam o herói de bom grado, dando-lhe um par de sandálias aladas que pertencera à Hermes, o elmo da escuridão de Hades e um recipiente mágico onde Perseu guardasse a cabeça da Medusa sem que ela apodrecesse. Após isso, Atena também dá ao herói um escudo para sua aventura, e instrui ele a não olhá-la diretamente, e utilizar a superfície polida do escudo para isso.

Perseu dirige-se ao local em que se encontravam as irmãs, e toma cuidado ao se aventurar por lá, ao ver várias estátuas de pedra em sua entrada. Ele corta a cabeça da Medusa, enquanto todas estavam adormecidas. E sai voando invisível de lá.

Após sair de lá, o jovem cruza os ares e desce em um local de praias e rochedos, a Etiópia, e avista amarrada a um rochedo, uma linda mulher, e pousa ao lado dela. A mulher o conta que se chamava Andrômeda, e que era a princesa de tal lugar. Seu reino era constantemente atacado por um monstro, o qual só pararia com os ataques quando o rei lhe sacrificasse a própria filha. Após a princesa contar sua triste história, o mar começa a ficar revolto, e de lá surge o tal monstro. Perseu sai voando em direção a ele e, com os olhos fechados, estende a cabeça da Medusa em direção ao monstro, fazendo com que ele petrificasse, e caísse em direção das águas.

Para completar sua jornada, Perseu volta com Andrômeda, agora casada com ele, para o castelo do rei. Deixando de lado o fingimento, o soberano ordena aos seus guardas que acabassem com o herói. Porém, nem tempo de fazer isso tiveram, pois assim que Perseu põe os pés na sala do trono, várias estátuas de pedras são feitas, inclusive a de um rei covarde em pé na frente de seu trono. A cabeça de Medusa é oferecida a Atena, que a coloca em seu escudo.

Assim como a jornada foi completada, também a profecia teria de ser. Em uma competição de arremesso de disco em que Perseu competia, quando chega sua vez, uma rajada de vento desvia seu disco para a platéia, atingindo um dos espectadores. Dânae dá um grito, ao ver completa a profecia, Acrísio morrera, devido ao disco lançado pelo próprio neto.

                                                               --//--

Ánalise em Percy Jackson e os Olimpianos

- Percy é concebido por Poseidon e Sally, e por ser semideus, só pode morar com Sally.
- Sally se casa com Gabriel Ugliano, um homem de péssima origem, podendo ser comparado ao rei.
- Em seu primeiro livro, Percy corta a cabeça da Medusa e oferece-a aos deuses.
- Em O Mar de Monstros, Percy encontra o barco de Luke, chamado Princesa Andrômeda, o qual possui uma mulher atormentada em sua fronte.
- Quando volta para casa, a cabeça de Medusa está em sua cama, e Gabriel Ugliano acaba tendo o mesmo destino do rei, sendo transformado em uma estátua de pedra enquanto estava em seu "trono": sua mesa de jogar Pôquer.

0 comentários:

Postar um comentário