domingo, 17 de julho de 2011

Hera (Ἥρα)


Juno para os romanos, era a rainha do Olimpo, senhora dos céus, deusa do casamento, e tinha como símbolos o pavão, a vaca e a romã. Era a terceira filha de Cronos e Réia, irmã de Zeus, e como costume de família, se casa com esse. Mas, não tão simples assim, se casa para esconder vergonhas. Tudo começa com Zeus tentando cortejá-la, porém a deusa se faz indiferente. Então Zeus se transforma em um filhote de cuco ferido, e comprovando o raciocínio do esperto deus, Hera o coloca em seu seio, exatamente o que manda seu instinto de mãe. Após Hera fazer isso, Zeus se transforma de volta e a agarra a força. Chega então o momento de se casar com o irmão para esconder sua vergonha de ter sido estuprada.
Mesmo se casando com seu irmão, esse não para de traí-la com outras mulheres, sejam deusas ou mortais. Por ser a deusa do casamento, não aprova a conduta do marido, o que a leva a perseguir as amantes dele.
Com Zeus tem três filhos, Ares, Hebe e Ilítia. Hefesto parte de um plano contra as traições do marido, apesar de acabar falhando. Como sempre, com raiva das traições de Zeus, Hera tenta gerar um filho que deixe Zeus impressionado. Mas, como não se é possível tramar contra o soberano do Olimpo, o filho sai torto e deformado, motivo pelo qual Hera, que preza pela perfeição na família, o joga de cima do Monte Olimpo.
Não gostava de Atena, por ser filha apenas de Zeus, apesar de esse não ter tido relações com Métis, e sim literalmente a engolido. Teve várias vinganças sobre as amantes de Zeus, como Semele, mãe de Dionísio, Leto, mãe de Apolo e Ártemis, entre outras.

Acima: estátua de Juno no Museu do Louvre

0 comentários:

Postar um comentário