sábado, 26 de novembro de 2011

Midas - Segunda Versão


Outra versão do famoso conto do rei Midas a ser considerada. Ao invés da outra antes mencionada, esta conta com outro deus, apesar de envolver Apolo após certa hora.

Nesta versão, Sileno, um dos seguidores de Dionísio fica bêbado, e é levado pelos criados do rei à sua pessoa, com o interesse destes de ridicularizar o bêbado. Midas não percebe a peça, e acolhe-o cordialmente,  e o oferece hospedagem e serviços por dez dias, tempo após o qual ele o devolve à Dionísio. O deus fica agradecido, e oferece ao rei a realização de um desejo. Após muito pensar, o rei decidi escolher o dom de transformar em ouro tudo o que tocasse.

Após transformar sua filha em ouro, bem como sua comida e sua bebida, o rei se arrepende, e Dionísio lhe mostra como perder seu dom, falando para o rei se lavar no rio ao lado do palácio, revertendo todo o efeito causado por seu toque.

Já para as orelhas de burro, o acontecido vem da ocasião em que o rei julga uma competição entre Apolo e Pã. Como após ter vivenciado o toque de ouro o rei passou a viver no campo, ele dá o prêmio a Pã, esquecendo da infinita vaidade dos deuses olímpicos. Por isso, Apolo coloca orelhas de burro em sua cabeça, para que sempre o rei se lembre de seu péssimo gosto musical.

O rei protege seu segredo a sete chaves, porém o cabeleireiro, proibido de contar a alguém, cava um buraco na terra e sussurra lá sobre as orelhas de burro do patrão. Uma árvore cresce no lugar, e ao passar do vento por suas folhas, sons falando sobre as orelhas do rei eram ouvidos. No fim das contas, todo o reino ficara sabendo, apesar de todas as tentativas contra de seu rei impedir tal acontecimento. 

0 comentários:

Postar um comentário