sexta-feira, 23 de março de 2012

Héracles (Ἡρακλῆς) - As Aves do Lago Estínfalo


Com a missão de matar Héracles mandando-o  abater a hidra de Lerna fracassada, Hera designa ao herói, por meio de Euristeu, a tarefa de batalhar contra as aves do lago Estínfalo, as quais possuíam asas, bicos e garras de bronze. Já não bastasse isso, eram gigantes e atacavam lançando suas penas na direção do inimigo.

Estava acompanhado de seu sobrinho Iolau, o pequeno protegido por um grande escudo e ele por sua vez vestindo a pele do leão de Neméia. Chegando ao local, eles veem várias penas de bronze no chão, contudo os pássaros os quais outrora possuíram aquelas penas não estavam à vista, fazendo Héracles começar a pensar em um modo de trazê-los para fora de seus esconderijos.

Neste momento, a deusa protetora dos heróis mandara sua ajuda, fazendo cair do céu duas matracas. Sob o olhar espantado de Iolau, Héracles pega uma delas e joga a outra para o sobrinho. Ao início do som feito por eles, originado pelo giro das matracas, os pássaros saem de seus esconderijos, e permanecem voando desordenadamente à frente do herói, sem conseguirem concentração alguma para atacá-los.

Largando os instrumentos, Héracles começa a soltar suas flechas contra os pássaros. Com o veneno da Hidra em suas pontas, as flechas matavam um ou mais pássaros sempre que lançadas, atingindo-os  certeiramente ou pegando de raspão, o suficiente para colocar o veneno do monstro na circulação dos pássaros. Os poucos animais restantes fugiram da região, para nunca mais voltarem.

Assim, mais uma tentativa de matar Héracles bolada por Euristeu e Hera fracassara.

1 comentários: