sábado, 12 de maio de 2012

Réia


Uma das titânides filha de Urano e Gaia, deusa da fertilidade e patrona dos partos fáceis, considerada a romana Cibele. Casou-se com seu irmão Cronos e com ele teve Hera, Deméter, Héstia, Hades, Poseidon e Zeus. Os cinco filhos, até o deus dos mares, foram engolidos pelo deus do tempo, o qual temia ser destronado por algum deles, devido à profecia realizada por Urano, quando fora castrado pelo próprio filho.

Assim, quando o deus dos deuses nascera, Réia, sob o perigo de ser descoberta pelo marido, esconde o bebê recém-nascido no monte Ida, deixando-o sob os cuidados da ninfa Ida e da ninfa-cabra Amaltéia.

Quando Zeus crescera, Réia ajudara o filho a entrar no castelo de Cronos, sob o disfarce de um serviçal e também cooperara com ele para conseguir que o marido vomitasse os outros cinco filhos, ao tomar, misturado ao Néctar, um líquido mágico fornecido por Métis.

Após a derrota de Cronos, a mãe requisitou a Zeus uma parte do mundo, alegando que o globo não pertencia só a ele. Logo, Réia encontrava-se perseguida pelo próprio filho, e esconde-se nas montanhas, onde se cerca de animais selvagens. Normalmente é associada a leões, e até sua biga é puxada por eles, mostrando que por mais feroz que seja a criatura, ela será domada pela figura maternal.


Por Trás do Cotidiano - Dia das mães

O dia das mães, o qual ocorre no segundo domingo de maio no Brasil, possui origem mitológica. Ele era celebrado na Grécia antiga na entrada da primavera, em honra de Réia, considerada a mãe dos deuses, por ter dado origem à maioria dos deuses olimpianos, ou por ser avó deles. Dentre os doze, apenas Afrodite não possui parentesco maternal com Réia, quando considerada vinda da excitação das genitálias de Urano no mar, após o filho Cronos ter castrado-o.

0 comentários:

Postar um comentário