quinta-feira, 14 de março de 2013

Perséfone (Περσεφόνη)


Filha de Deméter e Zeus, Prosérpina para os romanos, é a deusa da primavera e da fertilidade e rainha do submundo. Possuía como símbolos a romã, o alimento dos mortos, o grão, o milho e o narciso. Vivia longe das outras divindades, o que ainda assim não impediu-a de ser cortejada por Apolo e Hermes, apenas para logo serem dispensados por sua mãe Deméter. Também era chamada Koré, por aqueles que queriam referir-se a ela como uma deusa apenas da vegetação. Era comumente representada com um facho de onde sai uma chama envolta com fumaça negra.

Sua história com Deméter é triste. Mãe e filha eram muito unidas e a filha ajudava nos deveres da mãe. Porém, um dia, enquanto Hades passeava por perto de ambas, Afrodite o vira. Virando-se para seu filho Eros, ela diz que aquele era um deus muito sozinho, e dá ao filho a ordem de atirar uma flecha que induza ao amor em Hades, sendo prontamente atendida pelo filho. Assim, o deus do submundo logo se apaixona pela jovem deusa. Desejando-a para si, ele pede a Zeus que a deixe ser dele. O deus dos deuses concede tal desejo, e logo, enquanto Perséfone colhia flores, Hades surge de dentro da terra com sua carruagem e a rapta, levando-a para o submundo.*

Deméter logo dá a falta da filha e começa a procurá-la. Hélios, vendo a deusa em tal situação, admite ter visto tudo, e diz a ela que sua filha fora raptada pelo deus que empresta seu nome ao submundo. Revoltada, ela pede a Zeus que diga a Hades para devolver sua filha, mas para sua decepção, seu pedido não é atendido. Assim sendo, ela isola-se do Olimpo, e passa a viver na Terra com os homens(como já dito em sua postagem). Mas, mesmo estando em contato com a Terra, esta para de dar frutos, mostrando a angústia sofrida pela deusa. Vendo que sua ação passara a oferecer o risco de morte a todos os mortais, e temendo seus cultos, os quais ficariam sem gente, Zeus diz a Hades para devolver Perséfone, e envia Hermes para buscá-la.

Logo a filha estava de volta aos braços da mãe. Porém, para infelicidade de ambas, Perséfone comera, por artifício de Hades, sementes de uma romã. As Moiras, tecedoras do destino, disseram que caso alguém comesse algo no submundo deveria passar lá a eternidade, fazendo com que, sendo ela uma deusa, devesse morar no submundo durante alguns meses, número as vezes tido como 3, algumas vezes como 4 e outras como 6. Devido a isso, as estações "começam" a ocorrer, pois quando Perséfone está com sua mãe, as natureza é florida, quando se aproxima sua partida, a mãe faz com que as folhas fiquem das cores laranja e marrom, as preferidas, como um presente de despedida, e quando sua filha está reinando no mundo dos mortos, a terra fica improdutiva.

É chamada de "a formidável, venerável rainha das sombras" e diz-se que é ela quem efetiva as maldições dos homens sobre as almas dos mortos. Em algumas versões é mãe de Dionísio, sendo ele chamado Zagreu. Porém, quando Hera manda matá-lo, seu coração é conservado, e Zeus dá ele para Sêmele tomar. Assim, seguindo a história de Dionísio, ele logo é renascido, com nome e mãe novos. É também, junto a Hades, mãe de Macária, deusa da boa morte, e com Zeus, mãe de Sabázio, o deus cavaleiro, e de Melinoe, a deusa dos espíritos.

*Em algumas versões ela é puxada para o submundo após tentar colher um narciso, motivo pelo qual ele é um de seus símbolos.

0 comentários:

Postar um comentário