segunda-feira, 20 de maio de 2013

Têmis (Θέμις)


Filha de Urano e Gaia, chamada de "a do bom conselho", é a deusa das leis, dos juramentos e da justiça. Possui por símbolos a balança e a espada, um feixe de machados e comumente é representada com uma das mãos sobre a extremidade de um cetro. É representada vendada para demonstrar a imparcialidade da justiça e que ela pode não ser feita certas vezes. É tida como um presente dos deuses e um marco da existência civilizada.

Quando Gaia a teve, buscou impedir que Urano a prendesse dentro de si, assim como havia feito às outras crianças tidas. Então procurou a deusa Nix e deixou-a com ela. Porém, cansada após ter gerado tantos filhos por partenogênese, a deusa da noite deixou ela e sua filha Nêmesis aos cuidados das Moiras, as tecedoras do destino, e assim foram ensinadas sobre a ordem do universo. Por isso, quando a justiça ou as leis faltam com as pessoas, a vingança muitas vezes aparece logo.

Pretendia ser uma deusa virgem, porém Zeus forçou-a a casar-se com ele, sendo ela a segunda esposa, depois de Métis e antes de Hera. Com isso, o deus dos deuses possuía seu auxílio, devido ao fato de ser uma deusa justa, e assim, suas decisões nunca eram absolutas e incluíam todos. Também era ela que presidia as reuniões dos deuses, deixando com que os deuses menores falassem.

Possuía poderes proféticos, podendo predizer o futuro de homens e deuses. Fora ela que previra que o filho de Tétis seria maior que o próprio pai, e que impediu que Zeus, Poseidon e Apolo se casassem com ela. Também fora ela que dissera a Deucalião sobre os "ossos" da mãe. Foi uma das quatro divindades a possuir o oráculo de Delfos, tendo recebido o oráculo de Gaia e passado-o a Febe.

É mãe das Horas mais antigas, as deusas que presidiam as estações do ano, sendo elas Dice, Eunômia e Irene  representando respectivamente a justiça, disciplina e a paz. Segundo umas versões, é mãe também das Moiras, as deusas do destino. Além dessas trindades, foi mãe também de Astréia, a constelação de Virgem, com Zeus.

Algumas de suas representações não a cegavam, pois como ela tinha dons proféticos, isso não faria sentido.
Em outras também era representada sem a espada, pois ela representava o consenso e não a coerção.

Por Trás do Cotidiano - Frases Populares

A deusa era representada pelos gregos com seus olhos vendados, mostrando que a justiça é relativa, pois assim como ela pode ser feita em prol dos inocentes, também pode ser feita a injustiça, dando a razão a alguém que na verdade seria culpado. Daí vem a origem da frase "A justiça é cega".

0 comentários:

Postar um comentário