sexta-feira, 1 de junho de 2012

Por Trás dos Quadrinhos - Mitologia na DC Comics e Marvel





Com todo o alvoroço causado pelo filme "Vingadores", não seriam eles a ficarem de fora. Descubra mais sobre a mitologia presente nos quadrinhos publicados pela DC Comics e pela Marvel a seguir.


Capitão Marvel: Tal herói da DC Comics não faz alusão à um personagem mitológico específico. Porém, seu grito "shazam!" remete a vários seres. O "s" refere-se a Salomão, um personagem cristão. O "h" refere à sua grande força, sendo tal letra a inicial de Hércules, semideus romano correspondente à Héracles, o qual era conhecido por sua força descomunal, utilizada amplamente para realizar seus doze trabalhos. O primeiro "A" diz respeito à coragem de Aquiles, célebre herói grego que lutara contra os troianos na Guerra de Tróia. Tal fato justifica a grande coragem do personagem, uma vez que Aquiles fora o mais valente herói presente. A letra "z" refere-se ao seu grande poder, aludindo ao deus grego Zeus, o soberano do Olimpo. Seu vigor, representado pela letra "a", remete à Atlas, titã o qual lutara contra Zeus na Titanomaquia e após perder, fora condenado a segurar o Céu, impedindo que ele mais uma vez se unisse à Terra. Por tal trabalho, Atlas representa o vigor. Já a letra "m" represente sua velocidade, aludindo ao deus romano Mercúrio, conhecido por ser o mensageiro dos deuses, devido à sua grande velocidade.


Hércules: Não possui uma relação implícita com a mitologia, devido ao fato de ser o próprio deus mitológico a participar dos quadrinhos. Nas histórias, Hércules fora banido do Olimpo por Zeus, por ter ido sem autorização à Terra, e torna-se convidado dos vingadores, para depois ser membro efetivo da equipe. Após voltar ao Olimpo para ajudar na luta contra o gigante Tifão, Hércules por lá fica, voltando para a Terra para evitar uma guerra entre os olimpianos e os asgardianos. Após isso, Zeus tira a imortalidade do filho, junto a vários de seus poderes, e exila-o na Terra, onde, por artimanha da Hera, mais uma vez é obrigado a realizar trabalhos para Euristeu, os quais eram filmados e transmitidos como um reality show. Vários personagens e deuses gregos estão presentes em sua história, bem como Atena ou Mégara, e seus inimigos são Euristeu, Hera, Ares e Hades. Possui enorme força, capaz de ser comparado ao Hulk e vale-se também de armas para lutar, abandonando o arco, após o acidente com Dejanira, o qual será mencionado posteriormente no blog.


Mercúrio: Um dos mutantes presentes na história dos X-Men, Pietro Maximoff, o qual nascera com o poder da super velocidade e reflexos acima da maioria, desenvolvendo-os durante sua juventude. Após unir-se a Magneto, adota o nome Mercúrio aludindo ao deus romano, que devido à sua grande velocidade, foi feito o mensageiro dos deuses. O personagem aparece em X Men Origens: Wolverine como um dos mutantes capturados por William Stryker e é libertado por Wolverine.


Mulher Maravilha: Na história criada, tal personagem é filha de Hipólita, personagem mitológica a qual era a rainha das Amazonas, uma raça de mulheres guerreiras que viviam na ausência dos homens. Apenas uma vez a cada determinado período de tempo era permitida a visita de homens, para com eles terem relações sexuais, e assim haver o prolongamento da raça. Quando as crianças nascidas eram do sexo masculino, ou eram mortas ou enviadas de volta ao pai. Possuíam o hábito de mutilar o próprio seio, pois assim conseguiriam manejar bem armas, em caso de luta, ou a lança, diante da necessidade da caça. Participaram do conto dos Argonautas, ao receberem-os em sua cidade, e quase persuadem-os a lá ficarem, com a intenção de os matarem, se não fosse por Héracles, o qual, por estar no navio e não querer envolvimento com as caçadoras, chamara os companheiros à razão. O herói também protagoniza uma batalha conta elas, em decorrência de um de seus trabalhos, o qual incumbia-o de pegar o cinto da rainha Hipólita. Também enfrentaram o herói Belerofonte, o qual vence-as, montado em Pégasus.
Nos quadrinhos, a Mulher-Maravilha, a qual possui identidade secreta como a humana Diana, é tida como filha de Hipólita, e fora criada por esta a partir de uma imagem de barro, a qual recebera vida e superpoderes das deusas do Olimpo, aludindo ao mito de Pigmalião. Os vilões de sua história são Ares, o deus grego da guerra, filho de Zeus e Hera, e Circe, feiticeira filha de Hécate, que prejudicara Jasão e os argonautas em sua viagem.

0 comentários:

Postar um comentário