domingo, 24 de junho de 2012

Por Trás dos Jogos - Kid Icarus e NyxQuest

Além de existirem em animes, livros, situações e planetas, há também aspectos mitológicos nos games! Baseados no conto de Ícaro, Kid Icarus e NyxQuest são jogos para as plataformas da Nintendo e da Apple. Portanto, aqui estão eles e suas bases mitológicas.
   

Kid Icarus

Produzido inicialmente pela Nintendo para o console NES, Kid Icarus conta a história de um anjo, chamado Pit, que deve salvar os céus das forças malignas. Pit representa Ícaro, em sua versão criança. No enredo, Pit é um dos soldados da fada da luz Palutena, uma versão de Atena. A deusa ordena que ele percorra o reino das trevas, governado pela deusa das trevas Medusa, para que ache três tesouros, o escudo espelho, provavelmente aludindo ao escudo Aegis, o arco da luz, remetendo ao arco de Apolo, e as asas de Pégasus.

No fim do jogo, caso seja ele seja terminado com todos os segredos descobertos Pit torna-se um jovem e ganha um beijo de gratidão da deusa.

Além de seu próprio jogo, Pit também faz aparição em Super Smash Bros. Brawl, sendo um dos heróis da história.


NyxQuest

Tal jogo, com cenário na Grécia antiga, conta com ações de deuses e deusas gregos, como Zeus, Héstia e Éolo, ajudando a protagonista Nyx. A história central mostra a deusa, representada de uma maneira frágil, buscando seu amigo Ícaro, o qual ela encontrara depois de seu vôo, que diferente da mitologia, não terminara em uma tragédia, e sim na descoberta de Ícaro de um grande reino além das nuvens. Continuamente Ícaro encontrava-se com Nyx, porém ela desaparecia durante a noite, devido à ser deusa da noite, e ter que fazê-la acontecer, podendo voltar ao amanheces. Depois de uma grande onda de fogo que atingira a Terra, lançada pelos gigantes, Ícaro desaparecera. Em seu desespero para lançar-se aos céus, onde a onda não o atingiria, mais uma vez ele aproximara-se do sol, e suas penas soltaram-se, fazendo com que ele caísse na Terra, pouco após o ataque titânico.

Com Harpias voando por todas as partes, sátiros maléficos e tufões de areias, Nyx encontra-se em desvantagem. Porém, para ajudá-la, alguns deuses como Zeus, Éolo e Héstia mandam a ela alguns poderes durante sua jornada, onde cada um representa uma esfera de poder do deus em questão. Durante a jornada, para que o jogo seja completado, Nyx também tem a tarefa de encontrar objetos mitológicos, como o caduceu de Hermes, a lira de Apolo, ou até o cinto de Hipólita, a rainha das Amazonas.


0 comentários:

Postar um comentário