domingo, 1 de julho de 2012

Percy Jackson e os olimpianos - O Ladrão de Raios


Capítulo Dois

Três velhas senhoras
tricotam as meias da morte

Página 26 - Ao mencionar seus estudos sobre mitologia grega, Percy cita o nome de quatro divindades: Quíron, Caronte, Polidectes e Polideuces. O primeiro é um centauro, um dos poucos civilizados, o qual costumava treinar os heróis gregos, como Aquiles e Héracles. Era também imortal, em contraste aos seus parentes. Porém, ao encontrar-se com Héracles durante seu trabalho com o javali, o centauro acaba por sentir em seu sangue o veneno da Hidra. Sem conseguir encontrar a cura para tal enfermidade, ele pede a Zeus que tire sua imortalidade para que possa morrer em paz. Se apiedando, Zeus concede  tal desejo porém, ao invés de deixá-lo descer ao Hades, Zeus coloca-o no céu, originando a constelação de Sagitário.

Caronte, por sua vez, era o barqueiro do submundo. Filho de Nix, era ele o responsável por cruzar o rio o qual separava o mundo dos vivos do mundo dos mortos. Para que pudessem atravessar, os familiares dos mortos deveriam colocar em seus olhos ou sob sua língua dracmas, para que com elas a travessia fosse paga. 

Já Polidectes, é o rei da região da Séfiros, o qual, para poder se livrar de Perseu, finge se casar com Dânae, sua mãe, e como dote de casamento, manda-o conseguir a cabeça da Medusa, esperando que o enteado morresse. Porém, tal plano falha, e vendo a cabeça da Medusa em sua frente, o rei não fora mais capaz de nada fazer, apenas servir de descanso para os pássaros no jardim.

Por último, Polideuces pode se referir ao irmão de Castor. Em algumas versões do mito, seu nome é Polideuces, e não Pólux, apesar de provavelmente referirem-se ao mesmo personagem. Sendo Polideuces filho de Zeus com Nêmesis, este possuía a imortalidade, enquanto Castor era totalmente mortal. Eram inseparáveis, e quando Castor morreu, seu irmão pede a Zeus para que os deixe juntos. O deus dos deuses permite, com a condição de que o dia em que Castor passasse entre os vivos, Polideuces ficaria entre os mortos, e vice-versa. É neles baseada a constelação e o signo de Gêmeos.

Página 33/34 - Prestes a embarcar em um ônibus, Percy vê três senhoras tricotando meias gigantes, e um fio ser cortado. Mais tarde ele descobre que elas eram as Parcas, entidades romanas que determinam o ciclo da vida. Na mitologia grega chamadas de Moiras traçam, no fio, o curso de vida da pessoa, desde seu nascimento até sua morte. Filhas de Nix, não eram persuadidas por deuses nem por sacrifícios mortais. Eram chamadas Cloto, Láquesis e Átropos, e possuíam a função de, respectivamente, tecer, modelar (conceder as desgraças e benefícios) e cortar o fio. Tais atributos determinavam o nascimento, o decorrer da vida e a morte, a qual já estava predestinada.

0 comentários:

Postar um comentário