Bem Vindo ao Olympians BR

Aproveite sua passada aqui para descobrir mais sobre a mitologia greco-romana.

Curta a página no Facebook®!

Tem Facebook®? Então curta a página e fique por dentro de todas as novas postagens, assim como curiosidades e humor.

Por Trás do Cotidiano

Saiba mais sobre as origens de vários aspectos de nosso cotidiano!

Niké

Saiba mais sobre essa pequena deusa que tanto inspira os homens.

Planetas

Os planetas não ficariam de fora da mitologia! Saiba mais sobre as curiosidades sobre eles.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Eros e Psiquê


Diz a lenda que certo rei possuía três filhas. As mais velhas possuíam grande beleza, mas a mais nova, Psiquê, possuía uma beleza comparável à de Afrodite. Tamanha era a comparação que com o tempo as pessoas deixaram de cultuar Afrodite, uma deusa que vivia no Olimpo, e que ninguém nunca havia visto, para cultuar Psiquê, uma mulher de carne e osso, a qual todos os habitantes já haviam visto. Como nada passa despercebido à um deus, Afrodite logo toma conhecimento do fato de seus templos estarem vazios.

Com isso, Afrodite chama seu filho Eros. Há variadas versões para o deus das flechas do amor e da repulsa, sobre a qual tratarei mais tarde. Afrodite diz ao filho sua situação e pede à ele que lance em Psiquê uma de suas flechas que induzem ao amor, para que a jovem se apaixone por alguma aberração.

Eros voa até onde Psiquê se encontra e fica admirado com a beleza da moça, decidindo assim, que não irá flechá-la, e também que nenhum se apaixone por ela. Os tempos passam e os pais de Psiquê começam a se preocupar que a filha, com beleza comparável à de Afrodite, não consiga se casar, porque inclusive os antigos pretendentes haviam deixado-a de lado, influenciados pelas flechas de Eros.

Finalmente, os pais de Psiquê vão ao templo do oráculo de Delfos para saber o motivo de sua filha não atrair mais a atenção de ninguém. Acontece que Eros já havia conversado com Apolo sobre sua situação e quando os pais fazem a pergunta ao seu oráculo, ele diz que o seu amante não deve ser mortal e sim à um monstro ao qual nem os deuses nem os homens podem resistir, sendo o monstro Eros, o próprio Amor, ao qual todos se curvam, assim como já ocorrera à Apolo e muitas vezes à Zeus. Com isso, o oráculo diz que a filha deve ser levada para o alto de uma montanha.

Psiquê é levada ao alto da montanha, e assim que os pais e as irmãs a deixam, Zéfiro vem e a leva até um vale florido, onde ela acaba por adormecer. Ao acordar, a garota se vê em um bosque de altas árvores, e se embrenha por ele.

Ao andar um pouco, Psiquê se vê diante de um palácio de ouro, o qual uma voz diz ser seu. Ela adentra o palácio e vai se banhar e descansar. Após ter feito isso, ela vai até um salão e se senta em uma cadeira que lá havia, e imediatamente uma mesa cheia de comida aparece em sua frente.

Após comer, Psiquê vai se deitar e momentos depois sente o corpo de um homem, seu amante. Para ficar no seu anonimato, ele chega quando Psiquê já está deitada com as luzes apagadas. Essa rotina se repete por dias, até que em um deles, Psiquê pede para ver as irmãs, pois sentia falta delas. Eros, sabendo dos riscos de Psiquê se encontrar com suas irmãs, adverte-a de que apesar do que digam, ela não deve deixá-las convencerem-na de vê-lo, ou ele a deixaria para sempre.

As irmãs a visitam e ficam invejosas do palácio que sua irmã mais nova possuía, pois esta fora prometida a um monstro. Elas começam a perguntar quem era e onde fora o marido, e Psiquê disse que era um jovem príncipe e que estava caçando no momento. As visitas das irmãs continuaram, e em todas elas tratavam de dar um jeito de semear a desconfiança no coração de Psiquê, falando que ela deveria tentar vê-lo, e levar uma faca para matá-lo, caso seja realmente um monstro.
Certo dia, após Eros dormir, Psiquê pega uma lamparina e uma faca e vai até o marido. Porém, ao chegar a lamparina perto do marido e se deparar com feições tão belas, sente vontade de cravar a faca em seu próprio coração. Como um mortal conspirar contra um deus nunca dá certo, Psiquê acaba derramando óleo quente sobre o peito nu de Eros. Este acorda sobressaltado e percebe a traição que sofrera e repreende Psiquê e voa para fora do quarto, dizendo que não pode viver onde não há confiança, porque amor e desconfiança caminham por estradas diferentes. Eros sai voando e Psiquê fica no chão se lamentando.

Após isso Psiquê tenta conseguir Eros de volta, mas tem de enfrentar sua pior inimiga... quem será? Espere, essa história terá um fim.


Acima: Estátua de Eros e Psiquê no museu do Louvre.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Por Trás dos Livros - Mitologia em Harry Potter



Para aqueles que falam que Harry Potter não tem nada a ver com mitologia... Aproveitem!


Alastor Moody: na mitologia grega, Alastor era o nome de um demônio que não respeitava as leis do inferno, assim como Moody não respeitava as leis do Ministério. Era também encarregado da vingança de um crime.


Aragogue: Vindo de Aracne que, ao contrário do que dizem em muitos sites específicos de Harry Potter, não vem de uma mulher que se parecia com uma aranha e sim de uma mulher se chamada Aracne que se dizia melhor no tear que Atena, a própria inventora de tal arte. Elas começam a competição de tear, mas Atena mostra cenas tão estarrecedoras que Aracne pega umas de suas linhas e se enforca. Atena, tendo piedade da rival, ou para não deixá-la esquecer de que não se deve desafiar e subestimar os deuses, a transforma em uma aranha, para assim, ela continuar tecendo suas teias para sempre.


Argos Filch: baseado na historia do gigante Argus, criado por Hera, para cuidar de uma das amantes de Zeus transformada em novilha, uma princesa chamada Io. Zeus se compadece de Io e manda Hermes ao local para salvá-la, e o deus traiçoeiro o põe para dormir e, como os cem olhos fechados, Argus é decapitado por Hermes. Com isso, Hera coloca seus 100 olhos na cauda do pavão, um de seus símbolos. Em Harry Potter, Argus Filch sabe de tudo o que ocorre em Hogwarts e todas as passagens secretas, como se tivesse realmente 100 olhos.


Bruxos: não necessariamente da mitologia greco-romana foi retirado tal elemento, mas é uma cultura a qual menciona tais personagens há muito tempo. A idéia de bruxos já é vista na aventura de Jasão, um dos Argonautas, quando o personagem conhece Medéia, uma discípula de Hécate, deusa das bruxas. Ele promete em nome de Hécate sempre amar Medéia, mas após testemunhar as atrocidades de que ela era capaz, ele a larga. Com o juramento feito em seu nome quebrado, Hécate amaldiçoa Jasão para que ninguém mais o acolha, fazendo-o morrer solitário.


Cassandra: na mitologia grega, Cassandra foi uma mulher que com sua beleza atraiu o amor de Apolo. Apaixonado, Apolo ensinou à Cassandra a realizar profecias, porém, após ela recusar se deitar com Apolo, o deus a amaldiçoa, fazendo com que ninguém acredite em suas profecias, causando assim, a queda de Tróia, onde Cassandra advertia a Príamo para não aceitar o cavalo, presente dos gregos, sendo ignorada devido à maldição. Em Harry Potter, Cassandra é uma adivinha, tataravó de Sibila, a professora de adivinhação de Hogwarts.


Dédalo Diggle: foi um grande inventor na mitologia grega, criou o Labirinto de Creta, onde o Minotauro foi aprisionado. Porém, por ordem do rei Minos, Dédalo e seu filho Ícaro foram aprisionados no labirinto. Após isso, Dédalo cria asas com penas caídas no Labirinto para ele e o filho saírem voando do labirinto, o que funciona mas, quando Ícaro voa muito alto, a cera que segurava as penas derretem, e assim Ícaro cai em direção ao mar e morre. Dédalo Diggle representa o próprio Dédalo, ao fazer estratagemas para evacuar Harry da casa dos tios com segurança.


Esfinge: um ser com corpo de leão e cabeça de mulher. Na mitologia, ela aterrorizava uma cidade com um enigma, o qual, quem não respondesse corretamente, era devorado sendo, afinal, Édipo o homem a desvendar o enigma de qual ser que anda com quatro pernas de manha, duas a tarde e três a noite. Após ter seu enigma solucionado, a Esfinge se mata. Em Harry Potter, a Esfinge ameaça apenas atacá-lo, e realiza um enigma no qual Harry tem que descobrir fragmentos da palavra para formar uma nova, a solução do enigma. Harry acerta e a Esfinge o deixa continuar seu caminho.


Fofo: uma das comparações mais óbvias a serem feitas dentre todas, a figura de Fofo vem de Cérbero, um cão de três cabeças que guarda o mundo dos mortos na mitologia grega. A diferença é que Cérbero guardava o reino de Hades, o qual só era permitido a entrada estando morto, enquanto Fofo protegia a Pedra Filosofal, que produzia o Elixir da Longa Vida, o que é exatamente a idéia oposta de ir para o mundo dos mortos.


Hermes: seu nome vem do deus mensageiro que possuía sandálias aladas e um caduceu. A coruja entregava cartas e itens aos alunos, fazendo alusão ao deus que realizava o mesmo tipo de serviço da coruja.


Héstia Jones: filha mais velha de Cronos e Réia e junto com Hera, Deméter, Hades e Poseidon foi engolida pelo pai porque este estava com medo de ser destronado por um dos filhos. É a deusa da lareira e da família, e também sua personagem em Harry Potter possui tais valores, ao se indignar com os tios de Harry por eles não se preocuparem com ele ao se separarem e de resolver deixá-los a sós para se despedirem, um típico momento família.


Minerva: seu nome vem da deusa romana da sabedoria e estratégia de batalha, que usa a força como ultima opção, assim como a professora só utiliza métodos racionais e lógicos ao tomar uma decisão importante, sendo contrária ao uso da força só por usar.


Olímpia Maxime: seu primeiro nome é baseado no Monte Olimpo, morada dos deuses na mitologia grega.


Parcas: na mitologia grega chamada de Moiras, teciam o fio da vida, determinando o nascimento e morte de todos os seres, lei à qual todos deveriam se submeter, inclusive os deuses.


Remo Lupin: é um lobisomem, elemento que se explica no conto de Licaón, um rei que servia os deuses em sua casa e um dia, para testar se era mesmo o todo poderoso Zeus que comia em sua casa, o serviu carne humana. Zeus, indignado, destrói seu palácio e Licaón começa a fugir e, em sua fuga, Zeus o transforma em lobo, criando assim, o primeiro dos lobisomens. Seu primeiro nome faz alusão a um dos fundadores de Roma, Remo, alimentado pela loba Lupa, daí a escolha para ele.


Sibila Trelawney: Na mitologia greco-romana as sibilas são as mulheres que possuem o dom de realizar profecias com a ajuda de Apolo, deus do sol e da arte de profetizar.


Victor Krum: não necessariamente vindo da mitologia diretamente, apenas como curiosidade, o nome Victor tem origem no nome Victória, o nome romano da deusa alada da vitória Niké.