Bem Vindo ao Olympians BR

Aproveite sua passada aqui para descobrir mais sobre a mitologia greco-romana.

Curta a página no Facebook®!

Tem Facebook®? Então curta a página e fique por dentro de todas as novas postagens, assim como curiosidades e humor.

Por Trás do Cotidiano

Saiba mais sobre as origens de vários aspectos de nosso cotidiano!

Niké

Saiba mais sobre essa pequena deusa que tanto inspira os homens.

Planetas

Os planetas não ficariam de fora da mitologia! Saiba mais sobre as curiosidades sobre eles.

sábado, 30 de junho de 2012

Atalanta e Hipômene



Quando pequena, Atalanta recebera uma profecia, a qual dizia que ela jamais deveria casar-se, pois o matrimonio traria sua ruína, o que quase acontecera com Meléagro. Após a morte de seu amor, ela decidira não mais permanecer na região de Cálidon, a qual era governada pelo pai de Meléagro.

Seu pai Esqueneu, o rei de Ciroa, ficara sabendo das façanhas que sua filha abandonada realizou, e chamara-a de volta ao palácio.

Por ter conhecimento da profecia que rondava a vida de sua filha o rei, toda vez que a via inclinada a aceitar o pedido de algum pretendente, lembrava-a de que não deveria fazer isso e, com o tempo, a própria Atalanta acostumara-se a tal idéia, impulsionada pelo seu amor ainda existente por Meléagro. Porém, cada vez mais e mais pretendentes chegavam até ela, acabando por aborrecê-la. Ao conversar com o pai em busca de uma solução, obteve-a quase de imediato: o pai dissera-lhe que propusesse um desafio aos pretendentes, o qual impunha a todos aqueles que quisessem sua mão, a necessidade de disputar uma corrida com a jovem. Caso houvesse algum ganhador, ele teria direito a casar-se com ela. Porém, todo aquele que perdesse a disputa teria sua cabeça decepada.


Na primeira competição, realizada pouco tempo após a decisão, vários homens voluntariaram-se para ela, exceto aqueles que já haviam visto Atalanta fizera questão de cobrar suas vidas.
Após ver sua graciosidade ao correr, um dos juízes, chamado Hipômene, ficara maravilhado com tal visão. Impulsionado por isso, ele voluntariara-se para uma competição, exigindo que ela fosse apenas entre ele e a jovem. Muitos dos presentes tentaram fazer com que o jovem desistisse da ideia, porem ele mostrara-se irredutível. Assim, Atalanta diz a ele apenas que marque o dia, e sai para lavar-se da corrida.

A disputa é marcada e na véspera, sem saber o que fazer, Hipômene vai até o templo de Afrodite e dirige orações à deusa. Ela, lisonjeada pela prece e desejosa de abater aquela que fazia pouco caso de seus poderes, fala em sonho a Hipômene que o ajudará, e diz a ele que pegue na árvore ao lado do templo, o qual era consagrado a ela, três pomos dourados lá presentes. A deusa instrui-o a como utilizá-los, e quando Hipômene acordara, fizera o que a deusa mandara.

Ao chegar na competição e cumprimentar Hipômene, Atalanta vê no jovem o seu antigo amado, Meléagro. Em seu devaneio, é dada a partida, e a princesa vê-se bem atrás de seu adversário, tendo que começar sua corrida. Ao ver Atalanta chegando, Hipômene joga uma das maçãs. Como o pomo atrai sua atenção, ela desvia seu caminho para pegá-lo, e vê que o jovem ganhara a dianteira. Após quase superar essa distância novamente, o jovem lança o segundo, conseguindo que novamente Atalanta desviasse seu curso.

Porém, a princesa já havia alcançado-o, e encontrava-se alguns passos á sua frente, Com um lançamento preciso, Hipômene lança o terceiro pomo na frente de Atalanta. Dominada pela dúvida de pegar a última maçã ou de vencer a corrida, a escolha acaba caindo sobre a primeira opção. Só quando pega o pomo e ouve os gritos da multidão que Atalanta percebe a iminência do matrimônio.

Porém, após seu casamento, devido às alegrias junto a Atalanta, Hipômene se esquece de glorificar e agradecer a Afrodite. Insultada, a deusa do amor e da beleza induz o casal a profanar um templo de Réia, a qual, devido à afronta, transforma marido e mulher em leões, e coloca-os para puxar seu carro.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Atalanta e Meléagro


Quando Meléagro nascera, sua mãe Altéia recebera a visita de Artropes, a Moira destinada à levar a morte aos mortais. A deusa advertira Altéia que não era de seu costume avisar as mortes, mas disse à rainha que a vida de seu filho duraria tanto quanto durasse o toco de madeira que queimava em sua lareira. Após isso, rapidamente Altéia retirara o toco da lareira, e colocara-o em um cofre de bronze.

Desde pequeno, Meléagro aperfeiçoara-se na arte de caçar, e seu pai mandara confeccionar para ele uma lança e um conjunto de arco e flechas, e quando jovem tornou-se um dos melhores caçadores de toda a Grécia. Porém, quanto a casamento, Meléagro esperava conseguir uma mulher que acompanhasse-o em suas caçadas, e não uma mulher fútil e frágil como aquelas que ele se deparava no reino, quando dirigia-se à uma nova caçada.

Durante uma de suas aventuras sozinho, ele atingira mortalmente um urso, e dirigindo-se ao local onde achava ter visto o animal, ele vê uma mulher carregando o bicho semi-morto. Após uma conversa, ele descobre seu nome, Atalanta, e que ela havia sido criada como uma filha pela ursa. Porém, ao saber que fora Meléagro que havia matado aquela que ela achava ser sua mãe, Atalanta começa a lutar com ele. Contudo, diferente dos outros animais, esse resistia bravamente, até que ela de deu conta e que assim como seu adversário, ela também era humana.

Assim, após esse encontro, Meléagro começara a passar mais tempo com Atalanta, em sua maioria caçando. A felicidade era tamanha, que logo Nêmesis chegara para exercer seu papel.

Quando, em um sacrifício aos deuses, a deusa Ártemis fora esquecida, a punição veio. A deusa caçadora enviara à região um javali monstruoso, o qual passara a devastar os campos e florestas.

Devido a isso, Meléagro convidou vários heróis celebres como Teseu, Peleu, Télamon, Néstor e vários outros, dentre os quais estava Atalanta e os irmãos de Altéia, Pléxipo e Toxeu.

Após começar a procurar a fera, eles acharam um covil, perfeito para o animal esconder-se. Porém, lá não era possível entrar sem ser atacado por ele. Logo os heróis tiveram que atirar várias e várias flechas para induzir o javali a sair de lá. Após sua saída, ele é fortemente atacado, sendo primeiramente acertado por Atalanta e, após a morte de alguns colegas, finalmente Meléagro crava sua lança no flanco do monstro, e mata-o após vários ataques de sua lança. Assim que tira o couro do animal, Meléagro oferece-o a Atalanta, por ter sido ela a primeira a ter atingido-o.

Porém, os irmãos de Altéia, Plexipo e Toxeu, com ciúmes de Atalanta, e desmerecendo-a pelo fato de ela ser mulher, tiram da mão da caçadora a pele do animal. Furioso com tal afronta, Meléagro saca a espada e ataca seus tios, matando-os.

Após a volta do filho, Altéia vê seus irmãos mortos e seu coração enche-se de tristeza. Porém, ao tomar conhecimento do autor das mortes, seu sentimento de tristeza transformara-se no desejo de vingança. Nesse impulso, ela vai até o cofre onde guardava a lenha e, após muito pensar se devia ou não realizar tal ato, devido à idéia de matar o próprio filho, a rainha joga o toco que representava a vida de seu filho na lareira. Após isso, a rainha acaba por suicidar.

Após ver tal casa sofrer tanto, Ártemis transforma as irmãs do jovem em aves. Em outro lugar, na companhia de Atalanta, Meléagro começara a sentir uma dor profunda, e a medida que as chamas cresciam, consumindo a madeira, também cresciam as dores de Meléagro, até que, assim como toda a Madeira transformara-se em cinzas, toda a vida de Meléagro transformara-se em morte, nas mãos de Atalanta.


--//--


Os Heróis do Olimpo: O Filho de Netuno

Aviso: Contém revelações sobre o enredo, caso não tenha lido ainda e não queira saber sobre o livro, não leia.


Em O Filho de Netuno, segundo livro da saga Os Heróis do Olimpo, de Rick Riordan, Frank Zhang, um semideus romano filho de Marte, possui relação com tal conto. Frank possui um segredo que ele guarda no peito, literalmente. Sempre carregando um pedaço de madeira consigo, sofre da mesma maldição de Meléagro: quando pequeno, Hera aparecera para sua avó, dizendo que ele teria sua vida atrelada ao toco de madeira que queimava na lareira. Durante o enredo, Frank têm de queimar parte de sua vida para liberar o deus da morte Tânatos, que havia sido preso no Alaska.

domingo, 24 de junho de 2012

Por Trás dos Jogos - Kid Icarus e NyxQuest

Além de existirem em animes, livros, situações e planetas, há também aspectos mitológicos nos games! Baseados no conto de Ícaro, Kid Icarus e NyxQuest são jogos para as plataformas da Nintendo e da Apple. Portanto, aqui estão eles e suas bases mitológicas.
   

Kid Icarus

Produzido inicialmente pela Nintendo para o console NES, Kid Icarus conta a história de um anjo, chamado Pit, que deve salvar os céus das forças malignas. Pit representa Ícaro, em sua versão criança. No enredo, Pit é um dos soldados da fada da luz Palutena, uma versão de Atena. A deusa ordena que ele percorra o reino das trevas, governado pela deusa das trevas Medusa, para que ache três tesouros, o escudo espelho, provavelmente aludindo ao escudo Aegis, o arco da luz, remetendo ao arco de Apolo, e as asas de Pégasus.

No fim do jogo, caso seja ele seja terminado com todos os segredos descobertos Pit torna-se um jovem e ganha um beijo de gratidão da deusa.

Além de seu próprio jogo, Pit também faz aparição em Super Smash Bros. Brawl, sendo um dos heróis da história.


NyxQuest

Tal jogo, com cenário na Grécia antiga, conta com ações de deuses e deusas gregos, como Zeus, Héstia e Éolo, ajudando a protagonista Nyx. A história central mostra a deusa, representada de uma maneira frágil, buscando seu amigo Ícaro, o qual ela encontrara depois de seu vôo, que diferente da mitologia, não terminara em uma tragédia, e sim na descoberta de Ícaro de um grande reino além das nuvens. Continuamente Ícaro encontrava-se com Nyx, porém ela desaparecia durante a noite, devido à ser deusa da noite, e ter que fazê-la acontecer, podendo voltar ao amanheces. Depois de uma grande onda de fogo que atingira a Terra, lançada pelos gigantes, Ícaro desaparecera. Em seu desespero para lançar-se aos céus, onde a onda não o atingiria, mais uma vez ele aproximara-se do sol, e suas penas soltaram-se, fazendo com que ele caísse na Terra, pouco após o ataque titânico.

Com Harpias voando por todas as partes, sátiros maléficos e tufões de areias, Nyx encontra-se em desvantagem. Porém, para ajudá-la, alguns deuses como Zeus, Éolo e Héstia mandam a ela alguns poderes durante sua jornada, onde cada um representa uma esfera de poder do deus em questão. Durante a jornada, para que o jogo seja completado, Nyx também tem a tarefa de encontrar objetos mitológicos, como o caduceu de Hermes, a lira de Apolo, ou até o cinto de Hipólita, a rainha das Amazonas.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Árion (Αρίων)



Um dos diversos filhos de Poseidon, filho também de uma náiade, foi um distinto músico desde pequeno, em certas versões tendo sido ensinado por Apolo, acabando por chamar a atenção do rei de Corinto, Periandro, o qual protegia as artes.

Assim, o rei chamara o semideus para morar em Corinto, cidade a qual contava com diversos tipos de artistas, todos sob a proteção co rei. Lá, Árion recebera uma profecia dizendo que nenhum barco o traria de volta de qualquer viagem realizada por ele.

Após alguns anos, em decorrência de uma competição, a qual reuniu diversos talentos ao redor do mundo grego, Árion dirige-se à região da Sicília, e lá ganha todos os prêmios oferecidos. Porém, durante o seu regresso, quando estava a bordo do navio o qual levaria-o de volta à sua terra, os problemas vêm a seu encontro.

Certo momento, quando estava tranquilamente aproveitando a viagem, Árion recebe a visita do capitão e de dois marinheiros, os quais comunicam ao semideus que ele seria jogado ao mar, sob um pretexto ganancioso de conseguirem os prêmios ganhos por ele, e não correrem o risco de serem presos pelo rei ao chegarem em Corinto.

Diante disso, Árion pede que o deixem cantar uma última vez e, sem ver aquilo como um empecilho, o capitão concede a ele tal desejo. Ele começa a tocar e cantar, e invoca o nome de Apolo e depois do pai, pedindo sua ajuda. Logo em seguida, alguns golfinhos começam a seguir o barco, atraídos pela bela música cantada. Porém, insensível à melodia, o capitão chuta Árion para fora do navio, com a esperança de que Tânatos logo aparecesse ao filho de Poseidon.

Porém, os golfinhos que escutavam a música salvaram o cantor, e logo a melodia voltara a ser tocada, enquanto os animais o levavam na direção de Corinto. Eles deixam-o próximo ao Peloponeso, de onde Árion conseguiu chegar até sua cidade, antes dos ladrões.


Ele conta ao rei a história e, após algum tempo, o barco que levara Árion retorna à cidade. O rei pergunta ao capitão o que acontecera ao filho de Poseidon e ele responde que o semideus decidira ficar na Sicília. Nesse instante, Árion aparece, e Periandro manda que o ladrão fosse amarrado e jogado ao mar, assim como fora feito a Árion. Porém, não houve um milagre que o salvasse.


Após sua morte, o músico foi colocado nas estrelas, ao lado de sua inseparável lira e seu amigo golfinho.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Héracles (Ἡρακλῆς) -A Corça de Cerínia


Após recuperar-se do susto de ver de perto o javali de Erimanto, Euristeu manda Héracles perseguir a corça de Cerínia, um animal consagrado a Ártemis, o qual possuía cascos feitos de bronze, chifres de ouro, além de sua enorme velocidade. O tirano esperava que o herói morresse na tarefa, de tanto correr e, caso conseguisse, contava com o amor de Ártemis pelo bicho, o qual levaria a deusa a punir aquele que o tocasse.

O animal levara Héracles por várias regiões, como Corinto, Tessália, e até a região onde viviam os Hiperbóreos, povo o qual vivia no extremo norte. Porém, quando aproximaram-se do rio Ládon, a corça encontrou-se sem uma saída, sem algum lugar para atravessar o rio.

Aproveitando tal momento, Héracles atira uma de suas flechas, atravessando as patas no exato momento em que ficaram juntas num salto. Com sua mira, conseguira fazer com que não atingisse nada além de ossos e tendões, conseguindo que nenhuma gota de sangue do animal caísse, ao mesmo tempo que impediu seus movimentos. Porém, antes que conseguisse chegar perto dele para pegá-lo, ele ouve a indignação de Ártemis, a qual estava já para atacá-lo, com uma flecha pronta em seu arco.

Ao mostrar sua indignação com tal situação, Héracles explica as circunstâncias, de que fora obrigado por Euristeu e pelos deuses a realizar os trabalhos, os quais incluíam perseguir a corça da deusa, e diz que se fosse do interesse da deusa, que matasse-o ou se vingasse, assim como fizera a Actéon. Diante da humildade do herói, Ártemis vê sua raiva sumir, e contrariando sua vontade inicial, diz a Héracles que levasse a corça ao palácio, mas que não a machucasse mais.

Ao chegar no palácio, mais uma vez o filho de Alcmene mostrara-se capaz de realizar os trabalhos a ele impostos por Euristeu.

Após conseguir a 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Por Trás dos Quadrinhos - Mitologia na DC Comics e Marvel





Com todo o alvoroço causado pelo filme "Vingadores", não seriam eles a ficarem de fora. Descubra mais sobre a mitologia presente nos quadrinhos publicados pela DC Comics e pela Marvel a seguir.


Capitão Marvel: Tal herói da DC Comics não faz alusão à um personagem mitológico específico. Porém, seu grito "shazam!" remete a vários seres. O "s" refere-se a Salomão, um personagem cristão. O "h" refere à sua grande força, sendo tal letra a inicial de Hércules, semideus romano correspondente à Héracles, o qual era conhecido por sua força descomunal, utilizada amplamente para realizar seus doze trabalhos. O primeiro "A" diz respeito à coragem de Aquiles, célebre herói grego que lutara contra os troianos na Guerra de Tróia. Tal fato justifica a grande coragem do personagem, uma vez que Aquiles fora o mais valente herói presente. A letra "z" refere-se ao seu grande poder, aludindo ao deus grego Zeus, o soberano do Olimpo. Seu vigor, representado pela letra "a", remete à Atlas, titã o qual lutara contra Zeus na Titanomaquia e após perder, fora condenado a segurar o Céu, impedindo que ele mais uma vez se unisse à Terra. Por tal trabalho, Atlas representa o vigor. Já a letra "m" represente sua velocidade, aludindo ao deus romano Mercúrio, conhecido por ser o mensageiro dos deuses, devido à sua grande velocidade.


Hércules: Não possui uma relação implícita com a mitologia, devido ao fato de ser o próprio deus mitológico a participar dos quadrinhos. Nas histórias, Hércules fora banido do Olimpo por Zeus, por ter ido sem autorização à Terra, e torna-se convidado dos vingadores, para depois ser membro efetivo da equipe. Após voltar ao Olimpo para ajudar na luta contra o gigante Tifão, Hércules por lá fica, voltando para a Terra para evitar uma guerra entre os olimpianos e os asgardianos. Após isso, Zeus tira a imortalidade do filho, junto a vários de seus poderes, e exila-o na Terra, onde, por artimanha da Hera, mais uma vez é obrigado a realizar trabalhos para Euristeu, os quais eram filmados e transmitidos como um reality show. Vários personagens e deuses gregos estão presentes em sua história, bem como Atena ou Mégara, e seus inimigos são Euristeu, Hera, Ares e Hades. Possui enorme força, capaz de ser comparado ao Hulk e vale-se também de armas para lutar, abandonando o arco, após o acidente com Dejanira, o qual será mencionado posteriormente no blog.


Mercúrio: Um dos mutantes presentes na história dos X-Men, Pietro Maximoff, o qual nascera com o poder da super velocidade e reflexos acima da maioria, desenvolvendo-os durante sua juventude. Após unir-se a Magneto, adota o nome Mercúrio aludindo ao deus romano, que devido à sua grande velocidade, foi feito o mensageiro dos deuses. O personagem aparece em X Men Origens: Wolverine como um dos mutantes capturados por William Stryker e é libertado por Wolverine.


Mulher Maravilha: Na história criada, tal personagem é filha de Hipólita, personagem mitológica a qual era a rainha das Amazonas, uma raça de mulheres guerreiras que viviam na ausência dos homens. Apenas uma vez a cada determinado período de tempo era permitida a visita de homens, para com eles terem relações sexuais, e assim haver o prolongamento da raça. Quando as crianças nascidas eram do sexo masculino, ou eram mortas ou enviadas de volta ao pai. Possuíam o hábito de mutilar o próprio seio, pois assim conseguiriam manejar bem armas, em caso de luta, ou a lança, diante da necessidade da caça. Participaram do conto dos Argonautas, ao receberem-os em sua cidade, e quase persuadem-os a lá ficarem, com a intenção de os matarem, se não fosse por Héracles, o qual, por estar no navio e não querer envolvimento com as caçadoras, chamara os companheiros à razão. O herói também protagoniza uma batalha conta elas, em decorrência de um de seus trabalhos, o qual incumbia-o de pegar o cinto da rainha Hipólita. Também enfrentaram o herói Belerofonte, o qual vence-as, montado em Pégasus.
Nos quadrinhos, a Mulher-Maravilha, a qual possui identidade secreta como a humana Diana, é tida como filha de Hipólita, e fora criada por esta a partir de uma imagem de barro, a qual recebera vida e superpoderes das deusas do Olimpo, aludindo ao mito de Pigmalião. Os vilões de sua história são Ares, o deus grego da guerra, filho de Zeus e Hera, e Circe, feiticeira filha de Hécate, que prejudicara Jasão e os argonautas em sua viagem.